Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume 10, n3v103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V_10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2v82

Volume 8, n1t81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

c113

Modelos experimentais de formação de cadeias de montanhas no contexto dos ciclos de Wilson

Versão integral PDF

Edite Bolacha
IDL- Instituto Dom Luiz, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Campo Grande, Lisboa, Portugal, epbolacha@fc.ul.pt

Abstract: This paper suggests some experiences of analog modeling to simulate the formation of mountain ranges in the context of the Wilson cycle. However, not only the continental collision, or the final phases of the cycle, are shown, as is common, but also the previous ones, related to subduction, which can explain many cases. The relevance of this approach stems from data obtained in investigations in which these experiments were applied in the classroom and in a science museum. They revealed that subduction models allow students to better conceptualize the actual process, approaching the current scientific knowledge and integrating various phases of the Wilson cycle. For future applications, we describe the scientific assumptions, the relationship between physical and scientific models, and suggest methods and contexts of learning, in order to apply these experiences, as well as scenarios of current and past geological settings.

Keywords: Analogue modeling, Wilson Cycle, Mountain building, Plate Tectonics, Formal and No formal learning.

Resumo : O presente trabalho propõe algumas experiências de modelação análoga que simulam a formação de cadeias de montanhas no contexto dos ciclos de Wilson. Porém, não se pretende colocar apenas em evidência as fases finais do ciclo, de colisão continental, como por vezes acontece, mas também as anteriores, relacionadas ainda com a subdução, e que permitem explicar vários casos reais. A relevância desta divulgação decorre de resultados obtidos em investigações em que estas experiências foram aplicadas, em sala de aula e num Museu de Ciência. Eles revelaram que os modelos de subdução permitem que os alunos concetualizem melhor o processo real, aproximando-se dos modelos científicos mais atuais e integrando várias fases do ciclo de Wilson. Para aplicações futuras, descrevem-se os pressupostos científicos, a relação entre modelos físicos e modelos científicos e sugerem-se formas e contextos de aprendizagem para aplicação das experiências, bem como alguns cenários de enquadramento geológico atual ou passado.


Palavras-chaves: Modelação Análoga, Ciclo de Wilson, Formação de montanhas, Tectónica de placas, Aprendizagem formal e não-formal.

 

 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: